29 de setembro de 2010

Pegou fogo na dor de dente

Não pessoal. O computador não quebrou de novo. O problema é que eu tinha um mês para fazer um trabalho, mas só comecei de fato ontem, três dias antes do fim do prazo.
Agora, nesse exato momento, estou na fase em que a gente senta e chora. Na próxima, começo a me estapear, gritando: por que é que eu sou assim, meodeos?????? Eu sei. Melhor não esperar resposta e colocar a mão na massa, senão misteriosamente virarei uma abóbora amanhã à meia noite.

26 de setembro de 2010

Habemus internet

Estava sem internet desde sexta-feira de noite. A danada voltou agora há pouco depois que meu filho chegou de viagem e identificou o problema. Neste tempo usei a conexão alheia muito rapidamente e só deu mesmo para moderar os comentários do blog. Porém, agora que reapareci, gostaria de fazer uma pergunta muito, mas muito séria para vocês:
Sentiram minha falta?
Por favor digam a verdade, mas digam que sim.


Bem...sumi, mas estava aqui em espírito em átomos, palavras, alma, cor, em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som magnífico...

22 de setembro de 2010


Gosto dos Beatles, mas não gosto do Paul Mccartney. Não gosto do Paul Mccartney, mas acho essa foto lindona. E por falar nos Beatles:
 


Você só vai entender se ampliar a imagem. Clica em cima.
Eu ri.

Será?

Acho que meu-médico-de-confiança está querendo se livrar de mim. A criatura nem me leva a sério. Vejam vocês, todas as 18 mil 455 vezes que cheguei infartando no consultório dele, ouvi alguma coisa do tipo:
- Não, Belas, isso não é infarto. A dor nas costas deve ser no máximo problema de coluna.
Ou
- Não, Belas, esses não são sintomas de infarto. Nem vou dizer quais são prá você não chegar com todos eles da próxima vez (como se não existisse o google prá isso).
Agora implicou com minha crise de tontura.
- É emocional. Procure um analista.
Então eu respondo:
- Não tenho dinheiro, poxa!!
...
...
...
Juro que da última vez ouvi a criatura dizendo bem baixinho:"eu pago".

21 de setembro de 2010

Terça-feira

Passar uma manhã em casa é sempre uma experiência inesquecível, principalmente na parte em que dá vontade de atravessar a rua e perguntar a vizinha quando ela pretende baixar o volume da voz. #Totalmente sem paciência com quem cria filhos no grito.
Descobri uma banda nova (nova para mim, pelo menos): Barcelona. Tem gente que acha uma mistura de Coldplay, Radiohead e Keane. Como gosto dos dois últimos, estou no lucro. De-li-ca-di-nho.

19 de setembro de 2010

Bahia linda de Jorge Amado

Não tem nada melhor do que uma foto antiga para mostrar coisas a seu respeito, não é mesmo? O que essa foto ai embaixo diz? Vamos ver:
1 - Já estive em Ilhéus, cidade-linda-da-Bahia-de-Jorge-Amado
2 - Já posei na escadaria da Catedral de São Sebastião, fingindo que não estava fazendo isso
3 - Houve um tempo em que  eu desconhecia escovas progressivas e chapinhas. Pois é, já fui um ser livre da opressão dos cabelos lisos. Se bem que não dá prá ver direito, mas podem acreditar na minha palavra.
4 - Quem estava comigo não sabia bater foto e me pegou num ângulo prá lá de esquisito.



Bom, o motivo da foto estar aqui é porque a Maria do Carmo visitou a terra de Gabriela recentemente e postou lá no blog. Me bateu inveja , me bateu saudade de quando vivia mais na estrada do que em casa. Eu disse prá Maria: também estive  em Ilhéus, há uns oito ou dez  anos. Como sou do tempo em que a gente matava a cobra e mostrava a prova...

17 de setembro de 2010

CINCO coisas...

...sobre mim que ninguém está interessado em saber, mas vou escrever assim mesmo:

Tenho uma preguiça absurda de falar

No tempo da Mesbla, não gostava de entrar sozinha na seção de vidros.  Achava que acabaria quebrando tudo sem querer-querendo

Atraio doidos. (Por favor não digam que é identificação). Já precisaram afastar um deles de mim com golpes de sombrinha.

Já quis casar-muito com o Charles Berling. Oi?

Meu queixo trinca quando bocejo. Faz "plec" e doi.

Quando era menina gostava imensamente mais dos contos dos Irmãos Grimm que dos contos da Condessa de Ségur. Hoje também.

Sou louca por atum, mas tirei do cardápio porque a espécie está em extinção. É uma das poucas causas ambientais que defendo.

Quando publiquei as  fotos abaixo pensei em  fazer um post falando que adoro parque de diversão e detesto circo. Vocação-prá-sentir-medo.

.As vezes acho que sou mais larga que meu corpo.

Não sei contar.

14 de setembro de 2010




Se você alguma vez chegar perto de um humano
E do comportamento humano
Esteja preparado para ficar confuso
Não há, definitivamente, lógica alguma
no comportamento humano
Não há mapa algum...
E uma bússola não ajudaria...

Human Behaviour, Bjork
Vídeo ai do lado

13 de setembro de 2010

Problema de ordem estética

ou a desconstrução da paz familiar através da escolha dos imãs de geladeira. Uma análise.


Achei que ficou fofo. Achei que ficou meigo...colorido. Achei que lembrava a casa de minha avó, nos idos de muito antigamente, quando fruta plástica era chique. ou quase . O chato é  enfrentar as piadinhas:
- Maaaaãe, Carmen Miranda tá lhe chamando....
...
...
...
Tsc, tsc. A incompreensão alheia é terrível!

12 de setembro de 2010

Estou mal na fita...

A lista dos filmes nacionais inscritos para o Oscar do próximo ano 


Não vi nenhum.

Ciúme

É feio. É triste... É humano! Mas só presta assim: quando a gente pode rir dele, como no vídeo abaixo. De outro modo atrapalha que é uma beleza.


A Emily Loizeau admite que é ciumenta e manda a rival para o espaço. Literalmente.

11 de setembro de 2010

Toda vez que repito aqui que sou patologicamente tímida, estou tentando expurgar algo que sempre me incomodou bastante, vocês sabem. Acontece que não adianta estar com uma roupa bacana, nem com a maquiagem da moda, as unhas pintadas do mais vivo lilás. Uma hora eu sei que vou acabar pisando na barra do vestido.

(Desembestei, não estou conseguindo parar de escrever. São cinco da manhã, acordei às três. Acho que perdi o filtro junto com o sono)

Lembro perfeitamente do dia em que fui ao cinema sozinha pela primeira vez. Década de noventa, não era uma coisa muito comum naquele tempo, pelo menos não por aqui. Fiquei tão tensa que sai da sessão com dor de cabeça. Depois ficou mais fácil do que beber água, porque de beber água eu nem lembro. Fato que já fez o médico com quem me consulto há séculos dizer:
- Se você não aprender a beber água seus rins irão "trincar".
Pensei em procurar outro. Intimidade é fogo, acaba com a delicadeza.

Nosso gato é uma gata e está pesadona, gravidíssima. Olho para ela e sinto uma pena inexplicável. Não que ela precise ou pareça vulnerável apesar da situação. É mais uma coisa minha do que dela, acho. Gato é um bicho que não baixa a crista.

9 de setembro de 2010

Ouvindo  Memphis blues, da Cindy Lauper. Ainda bem que fui criada com todas as travas do mundo porque quase beijo o carteiro de alegria quando o cd chegou. Nunca soube esperar por nada.
Ontem revi As horas, do Stephen Daldry, e tenho pelo menos umas trezentas frases do filme para postar aqui. O blog das citações.
Preciso ler com urgência tudo que já foi escrito sobre televisão digital, mas como sempre vou deixando para depois. E depois. E depois.
Neste momento sonho com um pacote de suspiros específicos de uma gelateria da cidade. Daqueles que a gente não divide com ninguém. Mesmo que esse "ninguém" seja o primeiro amor. Ou o último.
Mundo estranho esse em que até comida tem grife.



Oh, Mrs. Dalloway...Always giving parties to cover the silence.
(Oh, senhora Dalloway...sempre dando festas para encobrir o silêncio)
As horas, 2002

8 de setembro de 2010

Passei o feriado achando que era domingo

Este blog é meu caderninho de estudante, daqueles que a gente enche de versos alheios e recortes. O tempo passa, os recursos mudam, você muda, mas nem tanto. Continua com o caderninho . (Ontem, pensando que era domingo, desejei um bom início de semana para todos a quem escrevi.  Nem desfiz o engano. Quem me conhece sabe).

Uma semana com duas segundas-feiras, só abstraindo.


É tempo
de regressar
à casa.
A poesia
não está
na rua

Adília Lopes


Somos estantes,
somos
Mesas, somos
humildes,
Somos comestíveis.
Aos trancos e
arranques
Apesar de nós
mesmos
Nossa espécie se
expande.

Sylvia Plath

 
O vento no canavial
as moças com seus vestidos de verão,
e a nuvem – grandes cúmulos
na pura duração do azul.

H. Dobal

4 de setembro de 2010

Querido diário

Não tenho mais idade para ouvir conselhos úteis. A frase não é minha, mas deveria.