19 de fevereiro de 2009

Meus hábitos de leitura....

Peguei esse meme no blog da Nanda. Vou respondê-lo na maior cara de pau porque deixei de ser uma boa leitora há muito tempo. Mas como guardo ainda alguns hábitos, vamos lá:

1. Meus preferidos são os livros de poesia, não só pelo estilo, mas porque podemos lê-los de forma aleatória, criando novos contextos sempre. É uma leitura que recomeça ad infinitum, nunca está completa.

2. Sublinho, risco, dobro as pontas das páginas e faço anotações nos meus livros. Gosto da sensação de interferir neles dessa forma. Deixar impressões no relevo. Também é uma maneira de ajudar minha memória péssima.

3. Quando dou algum livro de presente não faço dedicatória. Não me sinto no direito.

4. A exemplo de meio mundo já perdi muitos livros emprestando-os e esquecendo a quem. Hoje evito.

5. Uma das coisas que me fizeram gostar de ler foi o fato dos livros ficarem ao alcance das crianças na casa dos meus pais. A gente podia manuseá-los a hora que quisesse, do jeito que quisesse..

6. Depois que li o post da Nanda, ontem, sonhei com uma coleção de clássicos infantis que eu tive. Eram três livros de capa azul, cujo título não me lembro. As ilustrações eram bacanérrimas também...

7. Nunca gostei da história de Alice no País das Maravilhas, porque achava tudo muito bagunçado e não conseguia sentir empatia por nenhum dos personagens.

8. Um dos primeiros poemas que causaram impacto na minha vida foi a Serra do Rola Moça, do Mário de Andrade. Li bem menina, não entendia muita coisa, mas sentia uma comoção profunda com a história. Conto foi Minsk, do Graciliano Ramos. E romance, Ana Terra, do Érico Veríssimo.

9. Tenho dois livros iguais que ganhei da mesma pessoa, com a diferença de vinte anos entre um e outro. A edição foi atualizada e ele disse que o significado do presente era "atualizar" também nossa história.

10. Não baixo livros no computador, não consigo me concentrar assim.

11. Nunca li vários livros ao mesmo tempo.

12. Quando era adolescente, não tinha internet, então vivia nas bibliotecas públicas atrás de revistas antigas. Tenho vício por elas e adoro lê-las da última página para a primeira.

13. Deveria ler jornal todos os dias, por causa do trabalho. Mas nem sempre faço isso. O que é péssimo para mim. (Antigamente era viciada também na parte dos obituários e proclamas de casamento)

14. Detesto que interrompam quando estou lendo. (Como detesto que interrompam quando estou na net, mas ninguém nessa casa compreende isso, ô povo).

15. Fui sócia do círculo do livro lá pelos anos oitenta. Eles não faziam entrega em domicílio e eu cheguei a esquecer os volumes várias vezes em algum lugar do caminho entre os correios e minha casa. Tinha que voltar e rezar para recuperá-los.

16. Depois que sai da universidade nunca mais fui a uma biblioteca para ler de pé (usando a expressão da Nanda).

17. Quando quero me inteirar do mundo literário converso com meu amigo Samuel que é uma biblioteca ambulante e fico lamentando imaginando o quanto estou a anos-luz desse assunto.

3 comentários:

Caminhante disse...

Nossa, quantas coisas legais no teu! Vários comentários:
1. Fico feliz que você tenho "se apropriado"! Quando a gente propõe uma coisa e ninguém faz dá uma sensação de abandono...

2.Adorei o item 9. De uma sensibilidade tremenda esse teu amigo!

3. Você me fez lembrar que eu sempre fazia a minha mãe mudar o fim da história do Soldadinho de Chumbo. Achava muito triste, eu chorava. Por isso, nem chegava perto de livro pra ver as figuras.

4. Depois da primeira leitura, também gosto de folhear de trás pra frente.

5. Minha mãe também era sócia do Círculo do Livro. Que pena que não tem mais.

Anônimo disse...

Você ainda lembra de Minsk? Foi do nosso antigo ginásio. Então ainda lembra da nossa professora de português e literatura (acho que era Dalva, o nome dela).
Eu tambem deixei um pouco de lado a leitura, mas me lembro de quase tudo que li em minha vida e as condições... uma das mais marcantes foram os dias de catapora que fui obrigado a ficar em casa de praia, nas férias de janeiro, e para passar o tempo li Horizonte Perdido, Papillon, A Terceira Visão (minha primeira incursão pelos conceitos espiritualistas orientais), Maratona da Morte, O Morro dos Ventos...
HOje sou meio relapso... fico doente e só quero dormir.
Um beijo...
p.s. não esqueça a cerimonia do oscar.

Unknown disse...

Meu próximo post vai ser em resposta a este seu! BJx Que Deus te faça cada dia mais feliz!