28 de março de 2010

Roberto Carlos

Top 5

Caminhante me passou este meme e logo vi que era impossível responder sem ser memorialista porque as principais referências que tenho do Roberto são da minha meninice e adolescência, não tem jeito. Então revirei o bau e o resultado foi este. Minhas preferidas:

1. O velho homem do mar. Um doce para quem conhece. Minha mãe colecionava discos do Roberto que já eram antigos quando eu comecei a me entender por gente. Esta música faz parte de um deles e conta uma história com começo, meio e fim. Bonitinha e triste. Eu ficava imaginando a alma do pobre velho vagando no mar e chorava horrores.

2. Coimbra. Do mesmo disco de O velho homem do mar. Foi ouvindo esta música que alguém lá de casa me contou sobre o romance da Inês de Castro com Dom Pedro e o que significava o ditado a " Inês é morta". Além disso é bem bacaninha mesmo.

3. A montanha. Marcou as férias na casa de tia M, em Alagoas. Ela gostava tanto desta música que ouvia o tempo todo, quase sem descanso. O destaque era o coro que eu, meus irmãos e primos fazíamos por pura algazarra na hora do refrão.

4. Ilegal, imoral ou engorda. Meio que dispensa explicações. Fui adolescendo e querendo saber por que quase tudo que parecia bacana era proibido. Sem contar que até hoje tenho a impressão que tudo que eu gosto pode até não ser ilegal, nem imoral, mas engorda que é uma beleza.

5. As curvas da estrada de Santos. Não conheço Santos, nem a estrada de lá, só imaginei bastante ouvindo esta música. Fico pensando, se um cabeludo tivesse aparecido na minha rua e dito: Baby, vamos correr perigo nas curvas de Santos - eu não teria ido. Não mesmo porque coragem nunca foi meu forte. Mas teria adorado.


2 comentários:

Caminhante disse...

Eeee, finalmente! O bacana desse meme que ouvi músicas do RC que eu nem conhecia - olha que eu sabia que conhecia muito. O teu foi um deles.

E quanto à parte do ilegal, imoral ou engorda... Estou contigo, o meu gostoso engorda. Tristes tempos que um pãozinho com manteiga não tem mais nada de inocente e saudável. =/

Lélia Maria disse...

roberto, raul e chico são intocáveis pra mim, mesmo com as fases "detestáveis", eles estão acima de qualquer artista/cantor/compositor (e impressionante como eles cantam mal, mas eu AMO!). me manda este meme que eu quero responder. beijos