17 de agosto de 2010

A dinâmica das coisas

Meu primeiro blog nasceu em pleno caos.  Divórcio, adaptação em emprego novo,  vida em cima do caminhão de mudanças, tentativa de iniciar outros relacionamentos e a doença de uma pessoa da familia que resultou em idas constantes ao hospital durante muito tempo.  Foi então que Lélia, hoje do Heleniar, começou com o Cinderela Junkie. E Teo, hoje do Olhar 46,  surgiu com o Filho de Édipo. Lendo os dois entendi na hora: é disso que eu preciso para formatar de novo o mundo.
Foram quase três anos dessa primeira fase do Belos até acordar um dia de pá virada e sair deletando tudo. Voltei, tive mais dois sites até chegar aqui. O nome do blog ia ser A dinâmica das coisas. Por que? Não sei.  Um dia estava lendo uma resenha de "Prenda-me se for capaz" do Spielberg e vi uma frase sobre Di Caprio e Tom Hanks: "os belos e malditos...", achei legal, porém o termo "maldito" soou pesado. Troquei.
Estava então batizado o espaço no qual me dou o direito de escrever todo tipo de bobagem. E só. Faço isso porque no fim das contas acho que a vida é assim.  A gente corre atrás da excelência, mas ela não existe sem a possibilidade do ridículo.  Sem as nuanças do cotidiano mais cotidiano, muitas vezes sem sentido, mal amarrado e falível.  O ônibus cheio, a fila no supermercado, o suor na testa e a piadinha tola.  Abrir mão disso também é perder.
Sem falar que toda tentativa de abordar a realidade é ficção. Revelo e escondo. Invento e não minto. Não passo de um personagem e vocês também. Mas não é bacana?  É bacana sim porque abre possibilidades fora daquilo que  a gente enxerga como verdade, certo ou errado. E é bacana porque acho que juntos criamos uma boa história, uma espécie de fio de Ariadne que dá contorno ao labirinto e amarra nossas humanidades, redundâncias, antíteses, elipses. Tudo aquilo que dizemos e não.

7 comentários:

Caminhante disse...

Uma das coisas que me atraiu imediatamente para o teu blog foi o nome. A dinâmica das coisas é engraçada ;)

S. disse...

Sabe, meu nome nem começa com S. mas para alguns que me conheceram atraves do blog e que contactei depois sei que parece estranho me saber Raquel. E estranho tb como me sinto parte de algo que nem sei. e do qual fazer sim, parte.
Beijinhos esquisitos

Belos e Malvados disse...

Caminhante, no dia em que tiver coragem de administrar outro blog ou rebatizar esse (o que é mais improvável ainda), ele vai se chamar assim.

S. imaginei mil nomes pra você: Simone, Silvia, Suely... Passei longe.

Leonardo Xavier disse...

Anne, eu acho que eu ainda não pensei em dar fim no discordando do mundo, no entanto algumas vezes eu acho que o blog têm um título muito iconoclasta e realmente alguns textos o são. Algumas vezes eu penso em criar um outro blog mais construtivo e menos iconoclasta, assim como criar um blog focado na minha formação profissional.

ps: Eu também achava que o nome da S. começasse com "S", Eu acho que eu nunca conseguiria chamar a Caminhante pelo nome dela de verdade, e eu acho que nunca vou me acostumar com a idéia de te chamar de Belos, kkkkk!

Lélia Maria disse...

ah, anne. que bela leitura de seu blog (e de todos os outros). uma tradução ótima. é isso mesmo, todos somos personagens e precisamos de palcos. o seu e os nossos. aparecer e assistir.

Belos e Malvados disse...

Leo, você pode ter os dois. O Discordando, que leio todos os dias e acho ótimo - e outro com enfoque diferente.

Quanto ao ps: Sabe que reparei nisso? Na segunda ou terceira vez que vc veio aqui já me chamou de Anne. Achei super bonitinho.

teo disse...

Criar e iniciar blogs representa exatamente a dinâmica da vida, das coisas.... nada é perene, quanto mais eterno!
No meu caso quando chegar aos 47, tenho que fechar e iniciar outro ou apenas mudar de nome?! eu mudo de blog como ritual de passagem, de fases e ciclos curtos da minha vidinha...
E os mais moderninhos acham blog coisa do passado... eu acho que ainda é a melhor ferramenta para algumas propostas.
abcs teo