5 de junho de 2010

Julinho da Adelaide

Depois que postei o vídeo do Chico Buarque recitando Pessoa me toquei que para driblar a censura, nos tempos dos militares, Chico também criou um personagem para si. O Julinho da Adelaide. Lembram? Não era um caso só de pseudônimo não. Era um heterônimo mesmo, com biografia, carteira de identidade e uma existência rica (porém curta) que resultou até em uma entrevista para o Jornal Última Hora. Encontrei um relato do Mário Prata sobre o assunto com links para a tal reportagem. Tá ai prá vocês, caso se interessem.

Um adendo. Duas das músicas do Chico que mais gosto foram assinadas pelo Julinho: Acorda Amor (eu tive um pesadelo agora, sonhei que tinha gente lá fora batendo no portão, que aflição. Chama, chama o ladrão). E Jorge Maravilha ( você não gosta de mim, mas sua filha gosta. Ela gosta do tango, do dengo, do mengo, domingo e de cócega....Ela pega e me pisca, belisca, petisca, me arrisca e me enrosca). Ai, se deixarem eu canto até este sábado cultural acabar.

Adendo 2 - Bonitinho que na gravação antiquíssima que tenho, Chico fala "cosca" em vez de cócega.

9 comentários:

Leonardo Xavier disse...

Eu acho que nunca me identifiquei com o Chico Buarque... Eu não gosto muito dele cantando, mas acho que ele realmente é um bom compositor.

Luciana Nepomuceno disse...

Amo o Chico. Amo o Julinho de Adelaide.

Caminhante disse...

Amo o Chico. Amo o Julinho de Adelaide. [2]

Maria do Carmo Vieira disse...

Huuuummmm Tb já falei muito 'cosca' rs

Belos e Malvados disse...

Leo, ouvi muito Chico Buarque na adolescência por influência dos parentes e amigos. Depois meio que esfriou. Então me apaixonei em Paratodos. Agora ouço pouco, mas também reconheço que, apesar da voz curtinha, ele é muito bom.

Borboletas, Caminhante :D

Pensando direitinho, Maria, acho que falo "cosca" até hoje. kkk

Caminhante disse...

(Você viu que apareceu uma família Cerqueira de Feira de Santana no Luciano Huck? Olhei atentamente pra ver se não era você!)

Belos e Malvados disse...

Caminhante, tenho até medo de saber o que eles estavam fazendo lá.rsrs. Não vi não. Bom, dizem que os Cerqueira daqui são todos uma familia só, mas no meu caso o sobrenome é emprestado do ex-marido que é de outra cidade.

Lélia Maria disse...

adoro a frase "vc não gosta de mim, mas sua filha gosta", gosto mais ainda do que ela quer dizer. uma informação: dia 19/06 é o aniversário de chico. beijos

Belos e Malvados disse...

Lélia, é a mesma data do aniversário de minha irmã. Por isso fica fácil lembrar.